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Conselho, Diretoria e Comitês

Composição do Conselho de Administração

João Pedro Backheuser – Presidente do Conselho

João Pedro Backheuser (Doica) é presidente membro do Conselho de Administração do Grupo Águas do Brasil desde 2018 e presidente do conselho desde 2021.

É arquiteto urbanista formado pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro, mestre em Arquitetura e Desenho Urbano pela Universidade de Columbia/NY e especialista em Arquitetura Brasileira pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco.

Possui especialização em Gestão de Projetos pela COPPEAD/UFRJ e especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas/RJ.

Além disso, é diretor e sócio fundador da BLAC – Backheuser e Leonidio Arquitetura e Cidade, e da B+ABR – Backheuser e Riera Arquitetura.

Foi membro do Conselho Deliberativo do IAB-RJ e coordenador-geral do Comitê Executivo do 27º Congresso Internacional de Arquitetura RIO (2018/2020).

Francisco Ubiratan de Sousa – Conselheiro

Francisco Ubiratan de Sousa é graduado em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), e graduado em Direito pela Faculdade de Fortaleza (FAFOR). Pós-graduado em Auditoria Contábil e em Gestão na Qualidade Total pela UERN, e tem MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará (CRC-CE), do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) e do Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA – SP). Atualmente, é membro do Conselho de Administração do Grupo Águas do Brasil, e membro dos comitês de auditoria, riscos e integridade e estratégico financeiro

Genilson Silva Melo – Conselheiro

Genilson Silva Melo é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com OneMBA – MBA Executivo Global em parceria com quatro universidades internacionais pela Fundação Getulio Vargas e com MBA Executivo em Finanças Empresariais pela Universidade de São Paulo.

Foi Chief Financial Officer da Copersucar S/A, Carioca Engenharia e Bertin. Também atuou em posições gerenciais na Rhodia e na Dixie Toga.

Atualmente, além de membro do Conselho de Administração do Grupo Águas do Brasil, é presidente do Conselho de Administração da Concessionária Rio Teresópolis (CRT), membro do Conselho de Administração da Viapar S.A e diretor financeiro e de investimentos da Zi Participações S.A.

Genilson também atua como coordenador do Comitê Estratégico Financeiro do Grupo Águas do Brasil e da concessionária Rio+Saneamento.

Ricardo Bacellar Wuerkert – Conselheiro Independente

Ricardo Bacellar Wuerkert, conselheiro independente, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Administração (COPPEAD). É membro do Conselho de Administração do Grupo Águas do Brasil e do Comitê Estratégico Financeiro do Grupo.

Atuou por 15 anos na Brahma/AmBev/InBev, com experiência nas áreas de Marketing, Comercial, Operações Internacionais e Gente & Gestão. Fez parte de grandes projetos da multinacional, como a expansão da Skol no Brasil, a integração Brahma-Antarctica na região Nordeste, após a criação da AmBev. Além disso, participou da primeira aquisição internacional da AmBev no Uruguay (Salus) expansão da AmBev na América Latina (quando foi criada a diretoria internacional) e da integração AmBev-InBev, cuidando da expatriação de executivos-chave e da divulgação da cultura e do modelo de liderança para a nova empresa global.

Atualmente, trabalha na Fazenda Palmares, com foco no estudo e prática do “horsemanship”, relacionamento entre humanos e cavalos.

Sílvia Cortes de Lacerda Ribeiro – Conselheira

Sílvia Lacerda é advogada formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Direito Societário pela FGV e STC pela Fundação Dom Cabral e Universidade de Kellogg, Chicago.

Por mais de 10 anos atuou como advogada no escritório Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados, com secondment no Escritório Garrigues, em Madri, na Espanha.

Foi diretora de Governança Corporativa e Compliance, e presidente do Comitê de Ética da Carioca Engenharia, sendo responsável pela implantação do Programa de Integridade. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Autorregulação no Setor de Infraestrutura (IBRIC).

Além de membra do Conselho de Administração do Grupo Águas do Brasil, é diretora da Zi Participações S.A e coordenadora dos Comitês de Auditoria, Riscos e Integridade do Grupo Águas do Brasil e da concessionária Rio+Saneamento.

Possui certificação pela LEC, como especialista em Compliance.

Maria Aparecida Fonseca - Conselheira Independente

Maria Aparecida Fonseca  (Cidinha Fonseca) foi executiva em grandes empresas do País por mais de 30 anos, inclusive do Grupo Pão de Açúcar, onde atuou como Vice-Presidente de Recursos Humanos.

Sócia-diretora da Humá Consultoria, acumula cases de sucesso em empresas da indústria, comércio, finanças e varejo, atuando desde 1993 na condução de projetos de Governança Familiar/Societária e Corporativa, inclusive com o desenvolvimento de herdeiros e sucessores.

É presidente e membra de diversos Conselhos de Administração em empresas de capital aberto/fechado, além de membra independente do Conselho de Administração do Grupo Águas do Brasil.

Reconhecida pela Revista Forbes com o prêmio “Mulheres mais influentes do Brasil” na sua área de atuação, foi também condecorada pelo Governo do Estado SP em projetos sociais na área de Recursos Humanos.

Palestrante em eventos empresariais, é também autora do livro Pense Grande, Pense Pessoas – O Superpoder da Liderança e coautora dos livros Mulheres do Varejo e Mulheres do RH.

Cidinha possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Certificação em Coaching Executivo, além de ser formada pela Universidade Disney em Excelência de Serviços.

Paula Guimarães Fonseca

Paula Guimarães Fonseca é Diretora Jurídica e de Compliance da ALLOS S.A., desde 2006. Antes, Paula foi advogada na empresa Monteiro Aranha e Michelin e nos escritórios Castro, Barros, Sobral e Xavier e Nonato & Fonseca. De 2000 a 2005, atuou como CEO da InVent, empresa de Venture Capital no segmento de Internet. É graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com Pós Graduação em Direito de Empresas também pela PUC-RJ. Participou dos programas Changing the Game e Making Corporate Board More Effective na Universidade de Harvard nos anos de 2013 e 2014. Possui certificação do IBGC de Melhores Práticas para o Conselho de Administração e Comitê ESG – Como Fortalecer a Pauta Estratégica do Conselho.

Composição da Diretoria Estatutária

Cláudio Bechara Abduche - Diretor-Presidente

Claudio Bechara Abduche, engenheiro Civil, com ênfase em estruturas, formado pela Pontifícia Universidade Católica - PUC-RJ. Possui MBA na COPPE – UFRJ em Administração de Empresas. É atualmente Diretor Presidente da holding Águas do Brasil, que controla 11 concessões no Rio de Janeiro, 4 em São Paulo e 1 em Minas Gerais. Diretor das concessionárias Águas de Niterói; Águas de Juturnaíba; Águas do Paraíba; Águas do Imperador até dezembro de 2008.

Marcelo Augusto Raposo da Mota - Diretor Administrativo-Financeiro

Membro da Diretoria Executiva do Grupo Águas do Brasil responsável pelas atividades financeiras, planejamento estratégico, suprimentos, RI ,TI, digital e inovação.

Executivo com mais de 30 anos de experiência – 15 anos atuando como CFO , com experiência relevante em Planejamento Estratégico, Governança Corporativa e Desenvolvimento de Novos Negócios e M&A.

Carreira desenvolvida em infraestrutura, liderando funções estratégicas nos setores de energia, petróleo e gás e saneamento, desde o desenvolvimento da estratégia até a implementação. Anteriormente, trabalhou na Shell por 18 anos, sendo 2 anos em sua investida Comgás, em funções de Finanças, Estratégia e Desenvolvimento de Negócios.

Atualmente, atua também como conselheiro das empresas de saneamento Zona Oeste Mais Saneamento e Rio+ Saneamento e membro do Comitê Financeiro da Rio+ Saneamento. Foi membro do conselho de diversas empresas como Manaus Ambiental, Rio Negro Ambiental, Comgas - Companhia de Gás de São Paulo e TBG - Transportadora de Gás do Brasil.

Bacharel em Computação pela UFRJ, pós-graduado em Engenharia de Produção pela UFF, MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC), Programa de Formação de Conselheiros também pela FDC e Programa Avançado de Gestão pelo Insead.

Marcio Salles Gomes - Diretor

Marcio Salles, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Especialização pela Coppe / UFRJ (2006) em Gestão Estratégica e cursou de MBA em Gestão de Projetos FGV (2010 - 11); PDE Programa de Desenvolvimento de Executivos - FDC – 2010 e 2019; possui mais de 25 anos de atuação profissional no setor de saneamento, tendo assumido desde fevereiro de 2022 a Diretoria Corporativa de Operações do Grupo Águas do Brasil. No período de 2007 a 2022 foi Superintendente e Diretor da concessionária Águas do Imperador (Petrópolis), liderando inovações como projetos de coleta integral de efluentes, tratamento de esgotos e condicionamento de águas residuárias, assim como provendo a inclusão em áreas de vulnerabilidade social através dos Biodigestores.

Diretor Estatutário de Empresas do Grupo Águas do Brasil: CAI (2012 – atual); CAP (2013- 2023); CANF (2013 – atual); CAA (2012 – 2019); SANEJ (2012 – 2022); SAAB (abril 2022 – atual); SAAL (maio 2022 – atual); CAC (2020 – atual); CAV (2013 -2019) e CAPY (jun 2022 – atual). Ao longo de 2022 atuou na função de Presidente do Conselho de Administração da Águas de Votorantim, concessionária responsável pelo abastecimento de Água e Esgotos em Votorantim / SP.

Coordenou as empresas de Utilities e Infraestrutura no município de Petrópolis através Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Petrópolis / CODESP no período de 2007 – 2008 com a participação da CEG RIO, Águas do Imperador, Ampla, FIRJAN, COMDEP, DEFESA CIVIL, Secretaria Municipais e Sociedade Civil / ONGs.

No período executivo de 2008 até 2021, teve participação efetiva como membro do conselho diretor, fiscal e suplência da Vice-Presidência do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto – SINDCON.

Com experiência amplo no setor de infraestrutura, iniciou sua carreira profissional, em 1989, na Área Nuclear (IEN – Instituto de Engenharia Nuclear). Em 1994, atuou em projetos de modelagem da transposição do Rio São Francisco, Regiões Oceânicas pela Costa Nacional e Modelagens lagunar. Entre 1995 e 1998, atuou na área de construção civil, no âmbito da certificação ISO 9002 no segmento imobiliário e construção pesada.

Carlos Eduardo Tavares de Castro - Diretor

Carlos Eduardo Tavares de Castro possui mais de 20 anos de atuação profissional no setor de infraestrutura, tendo sido Diretor-Presidente (CEO) da COPASA MG e Conselheiro de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (CEMIG) e Conselheiro de Administração da própria COPASA MG. Atualmente é Diretor Regional de Concessionárias do Grupo Águas do Brasil. Em 2023, ocupou a posição de Diretor de Regulação e Novos Negócios também no Grupo Águas do Brasil, onde trabalha desde 2004.

Membro do CEISA/FGV (Centro de Estudos de Infraestrutura & Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas) e Representante no Conselho Diretor Nacional da ABES pela ABES MG (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), ocupou ainda a Vice-Presidência Sudeste da AESBE (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento) entre Jul/2019 – Jun/2022 e foi Membro do Conselho Diretor/Vice-Presidente da ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto) de Jun/2017 à Mai/2019.

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Gestão Financeira pela Faculdade Machado Sobrinho (Juiz de Fora); Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio; MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC); Post MBA pela Kellogg School of Management (Chicago, EUA); Pós-graduado em Skills, Tools and Competencies (STC) pela Kellogg School of Management.

Possui formação complementar nas áreas de Governança, Risco e Compliance (FDC); Relações Governamentais no Brasil (INSPER) e concluiu o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da FDC.

Comitês de assessoramento ao Conselho de Administração

Os Comitês de Assessoramento têm a finalidade de conferir eficiência e agilidade ao Conselho de Administração, não exercendo funções executivas ou deliberativas, limitando-se à emissão de pareceres e recomendações, a fim de apoiá-lo em seu processo decisório.

  • Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade – Órgão de apoio ao Conselho de Administração que auxilia no direcionamento estratégico do Grupo, pois considera seus reflexos nas questões contábeis, de controles internos, auditoria, conformidade, integridade e riscos*.

  • Comitê Estratégico Financeiro – Órgão de apoio ao Conselho de Administração que propõe, apoia a elaboração e implantação, além de monitorar e avaliar o Orçamento Anual e Plurianual, as operações financeiras relevantes e estrutura de capital, a Administração Contratual, os novos negócios, bem como o Planejamento Estratégico.

  • Comitê de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social – Órgão de apoio ao Conselho de Administração que atua para alinhar as estratégias de negócios de longo prazo à gestão dos seus Colaboradores na concretização desse plano. O objetivo deste órgão é facilitar o desenvolvimento e aprimoramento de políticas de Responsabilidade Social, atração e retenção de talentos, sucessão, avaliação de desempenho e treinamento dos Colaboradores do Grupo.

Última atualização em 4 de abril de 2024