O mercado nacional de saneamento tem muito espaço para crescer: há milhões de brasileiros que ainda precisam obter acesso à água limpa e ao esgoto tratado para garantir a sua cidadania e a sua qualidade de vida. Queremos associar os nossos negócios ao atendimento de dificuldades históricas de saneamento no país e, simultaneamente, ao desenvolvimento econômico, oportunizando assim mais dignidade à população. A luz desse contexto e das competências que desenvolvemos, estruturamos, em 2022, o nosso Planejamento Estratégico 2023–2027, que direcionará os nossos esforços nestes cinco anos em linha com o que temos executado até aqui.
Definimos objetivos estratégicos que incluem capturar o pleno potencial de nossas operações e consolidar-nos como referência em excelência operacional no país. Para materializar essa estratégia, contamos com uma agenda de criação de valor baseada em um sistema de gestão orientado ao alto desempenho, apoiado por nossa governança e processos internos.
A estratégia do Grupo Águas do Brasil é pautada em três pilares:
Esses pilares são sustentadas por projetos habilitadores, que permeiam a organização, dos quais podemos citar: inovação, tecnologia da informação, ASG, e gestão de desempenho.
Nosso crescimento robusto em 2022, com a entrada em operação da Rio+Saneamento, confirma a nossa estratégia e capacidade para levar serviços de qualidade à população, inclusive em áreas de comunidades de baixa renda.
O nosso programa Perda Mínima, implementado nessa concessionária, faz parte do pilar de eficiência de gestão e visa reduzir o risco hidrológico devido à redução de consumo e redução de compra de volume de água.
Um benefício crucial deste programa é a significativa redução de vazamentos e perdas na rede, resultando em um serviço mais confiável ao cliente. Esta iniciativa não apenas fortalece a eficiência operacional, mas também assegura a entrega consistente e confiável de serviços aos usuários.
Além deste, temos também o projeto Água de Valor que busca a otimização e excelência operacional, em todas as nossas concessionárias, nas atividades de campo e acompanhamento. Esse projeto, traz benefícios relevantes ao Grupo, que inclui além dos acimas supracitados, a redução de custos com compras de produtos químicos e materiais para a produção de água.
Há outros projetos em andamento que faz parte dos pilares definidos no planejamento estratégico da companhia que buscam gerar valor para os stakeholders no dia a dia das operações das concessionárias.
Direcionamos o nosso foco para projetos e ativos que se apoiem na qualidade dos contratos e na visão de sustentabilidade, com o objetivo de garantir concessões saudáveis e com serviços eficientes. O Grupo se consolidou como uma operadora eficiente e capaz de reverter ativos com baixa rentabilidade. A nossa perda é uma das menores entre os atores brasileiros e a nossa qualidade e cobertura de água são referências de mercado.
Nossa estratégia está alinhada às novas oportunidades, como as iniciativas de inovação e práticas ASG. O avanço dessas ações gera valor e reforça a nossa postura proativa em defesa dos princípios de inovação e sustentabilidade.
Com isso a SAAB, Saneamento Ambiental Águas do Brasil, consagrou-se entre as melhores operadoras de saneamento do Brasil, sob o ponto de vista de desempenho operacional e financeiro.
Nossos Investimentos
Nossas políticas e diretrizes para investimentos vão além dos objetivos estabelecidos nos contratos de concessão atuais, a fim de gerar valor para a empresa e para a sociedade. Em 2022, investimos R$ 337 milhões¹ em nossas concessionárias, o que representou um aumento de aproximadamente 4% do montante investido em 2021 e demonstra a nossa responsabilidade em continuar buscando ano após ano manter e melhorar o nosso compromisso com a população atendida. No período de 2020 a 2022, investimos R$ 860 milhões em nossas concessões, sem considerar os aportes feitos na Rio+Saneamento.
Todos os nossos investimentos são alinhados com os contratos de concessões, buscando a universalização dos serviços e a melhoria operacional dos sistemas. Em 2022, esses investimentos foram diversificados entre implantações e melhorias no sistema de abastecimento de água (novas estações de tratamento de água – ETAs, estações elevatórias de água tratada, expansão da rede de cobertura de água, bem como o aumento da produção das estruturas existentes, implantação de novas adutoras e ligações novas de água) e tratamento e coleta de esgoto (novas ETEs, estações elevatórias de esgoto, ampliação da rede de coleta e melhorias das redes existentes, novos interceptores e linhas de recalque).
¹ Considera a participação de 50% para a Zona Oeste Mais Saneamento e de 60% para a concessionária Águas de Votorantim. Não consideramos os investimentos da Rio+Saneamento para efeito de comparação com o ano anterior (mais informações em Excelência na operação).