O Grupo

ASG

Governança Corporativa

Informações aos Investidores

Serviços aos Investidores

English
  • Relações com Investidores
  • »
    ASG
  • »
    Estratégia ASG
Estratégia ASG

O desenvolvimento sustentável está na essência de nossa atuação: o saneamento básico resulta no cuidado dos mananciais e dos corpos hídricos em geral, na promoção da saúde e na prosperidade das comunidades. A cada ano reafirmamos esse compromisso avançando em nossa jornada ambiental, social e de governança.

A Política de Sustentabilidade orienta as nossas ações e é uma oportunidade de manifestar, perante os públicos interno e externo, o compromisso com o tema. Entre as principais frentes nas quais avançamos estão aspectos de governança e compliance, diversidade e inclusão, estratégia ambiental, responsabilidade social e direitos humanos Nossa agenda ASG é elemento estruturante do Planejamento Estratégico 2023–2027, e definimos metas relacionadas aos quatro pilares estratégicos.

Nossos pilares

Temas materiais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Integridade e transparência

Seguir com as melhores práticas de governança, integridade nos negócios e transparência nas ações.

5. Igualdade de gênero
16. Paz, justiça e instituições eficazes

Fomento ao acesso universal ao saneamento

Levar cada vez mais soluções inteligentes e desenvolvimento para toda a sociedade por meio do fornecimento de água de qualidade e da coleta e do tratamento do esgoto.

3. Saúde e bem-estar
6. Água potável e saneamento
11. Cidades e comunidades sustentáveis

Ciclo eficiente da água

Acelerar a agenda do desenvolvimento por meio do saneamento (água e esgoto) e da conscientização da sociedade sobre o ciclo da água.

6. Água potável e saneamento
8. Trabalho decente e crescimento econômico
12. Consumo e produção responsáveis

Segurança hídrica e mudanças climáticas

Avaliar a segurança hídrica das operações e contribuir com a mitigação das causas das mudanças climáticas, por meio das melhores práticas e da recuperação dos corpos hídricos e sua biodiversidade.

6. Água potável e saneamento
8. Trabalho decente e crescimento econômico
13. Ação contra a mudança global do clima

Conhecemos a nossa responsabilidade como agentes da promoção da sustentabilidade em nosso país. Construímos a nossa agenda ambiental, social e de governança (ASG) alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2022, realizamos diversas ações que atendem aos ODS que priorizamos, os quais estão destacados logo abaixo.

3. Saúde e bem-estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades

A universalização dos serviços de saneamento em áreas de atuação do Grupo Águas do Brasil tem sido fundamental no trabalho de redução de óbitos e internações por doenças de veiculação hídrica.

A cidade de Petrópolis (RJ), operada pela concessionária Águas do Imperador, reduziu de quatro internações por doenças de veiculação hídrica (por cada 10 mil habitantes), em 2010, para menos de 0,5 casos, em 2021, além zerar os óbitos. Já em Campos dos Goytacazes (RJ), a concessionária Águas do Paraíba reduziu de 1.187 internações por doenças de veiculação hídrica, em 2010, para 78, em 2021, sem registros de óbitos. Toda essa evolução em saúde, bem-estar e qualidade de vida dos nossos clientes é reflexo do trabalho contínuo que o Grupo Águas do Brasil propõe em todas as concessões. É mais respeito, atenção e dedicação para a promoção de uma vida melhor.

5. Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Implementamos, em 2022, a nossa Política de Direitos Humanos, amplamente divulgada em nossos canais de comunicação internos e externos. Adicionalmente, criamos e divulgamos o nosso Manual de Diversidade e Inclusão, reforçando a importância que damos ao assunto. Nosso tema prioritário no ano de 2022 foi diversidade e inclusão: realizamos um censo com adesão acima de 95% dos colaboradores e assim temos capacidade de apresentar como somos diversos em percentuais de gênero e raça. Em relação aos cargos de liderança, foi possível visualizar em que ponto do caminho nos encontramos para o atingimento de nossos compromissos de valorização sobre temas relacionados à diversidade, à equidade e à inclusão e estabelecemos metas de pelo menos 30% de pretos e pardos e 40% de mulheres na participação em cargos de gestão até 2030.

6. Água potável e saneamento: Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos

Campos dos Goytacazes (RJ) foi destacada pelo Instituto Trata Brasil entre as três cidades do país que mais evoluíram em esgotamento sanitário, tanto no tratamento quanto na coleta, cujo indicador saltou de 54,36%, em 2011, para 84,26%, em 2020. Antes da chegada da concessionária, Campos não contava com tratamento de esgoto, e a água chegava para a população de forma intermitente. Niterói, Petrópolis e Campos dos Goytacazes ocupam os três primeiros lugares no ranking 2022 do Instituto Trata Brasil no estado do Rio de Janeiro, e em 2023 o ranking Trata Brasil listou Niterói como a quarta melhor cidade do Brasil em saneamento.

Em 1º de agosto de 2022, tivemos um novo marco em nossa trajetória: entrou em operação a Rio+Saneamento, concessionária que atende a 18 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo 24 bairros da Zona Oeste da capital carioca, correspondentes a 48% do território da capital do município. Nos próximos 35 anos de contrato, serão construídas 12 estações de tratamento de água e 33 estações de tratamento de esgoto, além de implementados mais de 1.500 quilômetros de redes de esgoto no estado.

Nosso Programa Água de Valor tem como objetivo melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água, garantindo que as necessidades de abastecimento da população sejam atendidas e que esse direito seja preservado para as gerações futuras. Desde o início do programa, em 2018, até 2022, foi possível evitar a perda de 59 milhões de metros cúbicos de água, o suficiente para abastecer, por um ano, uma cidade com aproximadamente 660 mil habitantes.

8. Trabalho decente e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos

Em 2022, aumentamos expressivamente o número de funcionários próprios e terceiros por conta da assunção da Rio+Saneamento – no fim do ano, a concessionária já contava com 1.015 colaboradores. Com o mutirão RH Itinerante, que fez o recebimento e triagem de currículos a fim de fomentar contratações locais, estabelecemos canal direto com as comunidades, por meio de igrejas e associações, e realizamos o recrutamento de 126 profissionais. No Projeto Rio+Bairros, realizamos encontros com lideranças comunitárias da Zona Oeste carioca, com o objetivo de estabelecer vínculos, esclarecer dúvidas e detalhar os nossos próximos investimentos para garantir um melhor abastecimento de água.

O Projeto Lagunarte, realizado por Águas de Juturnaíba, tem como foco a capacitação e geração de renda para mulheres de pescadores, com a confecção de produtos artesanais em feltro, principalmente no período de defeso da laguna local. Mais de 30 mulheres dos municípios de Araruama e Saquarema foram capacitadas em 2022, e, em 2023, o projeto será expandido para o município de Silva Jardim. Com foco no aproveitamento de fibras naturais provenientes do sistema wetland da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites e do empreendedorismo sustentável, o Projeto Ecofibras incorpora iniciativas de alcance social, com destaque para a atuação na área de educação, por meio do desenvolvimento de atividades pedagógicas aliadas às manualidades e ao potencial criativo e estético. Em 2022, 390 pessoas participaram do projeto, entre alunos, visitantes e pessoas das comunidades do entorno.

11. Cidades e comunidades sustentáveis: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Em 2022, a nossa área de Inovação criou o Programa IdeiÁguas – Nossas Práticas, que visa identificar as práticas inovadoras já presentes na empresa. Foram detectadas e ranqueadas mais de cem práticas, considerando critérios como melhoria de processos internos ou de serviços prestados ao cliente, prevenção de riscos e impacto socioambiental positivo gerado nas comunidades, entre outros.

Também em 2022, a concessionária Águas de Pará de Minas recebeu da Câmara Municipal o título de Empresa Amiga do Meio Ambiente, em razão dos índices de saneamento básico da cidade e dos programas Olhar Ambiental, Trata Óleo e Águas Eternas. O reconhecimento é feito anualmente às pessoas e instituições que se destacam em preservação ambiental.

Em 2022, Águas do Imperador inaugurou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Araras, que acrescenta 9,5 milhões de litros por dia ao sistema e é dotada de processos inteiramente automatizados, operacionalizados por um Centro de Controle Operacional (CCO) de última geração, com reaproveitamento total da água processada e de resíduos resultantes.

O Ybyrá é um projeto de responsabilidade socioambiental que promove ações de reflorestamento na bacia hidrográfica do Rio São João, onde está localizado o Reservatório Juturnaíba, manancial responsável pelo abastecimento dos municípios de Araruama, Saquarema e Silva Jardim. O projeto substituiu o Revivendo Águas Claras, realizado de 2014 a 2022, que recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão no período, com a manutenção de 16 hectares de mata nativa no entorno do manancial.

12. Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

Oferecemos à população dos municípios em que atuamos meios corretos e inteligentes para a reciclagem do óleo de cozinha usado. Além de disponibilizar Pontos de Entrega Voluntária (PEV) nas cidades, o Programa Trata Óleo atende a diversos perfis de geradores comprometidos com a responsabilidade socioambiental. O objetivo é conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha usado, minimizando impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental ampla e efetiva. Em 2022, o programa tornou-se corporativo, e foram coletados 44,7 mil litros de óleo de cozinha.

Saiba mais: informações sobre o Programa Trata Óleo, clique aqui.

13. Ação contra a mudança global do clima: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

Desenvolvido em 2022, o nosso Plano Climático reúne em um só documento todas as questões preponderantes de gestão do clima para os nossos negócios. Por meio da avaliação da sensibilidade climática, que teve como referencial as diretrizes da Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD), estabelecemos nosso contexto, diretrizes de governança, estratégia, gestão de riscos, métricas e metas. A avaliação de riscos climáticos físicos analisou as ameaças climáticas regionais e seu possível impacto em nossas operações, relacionando medidas adaptativas. O plano também sugere cronogramas de trabalho e meios de engajamento de diferentes públicos, além de princípios de comunicação sobre as questões climáticas.

16. Paz, justiça e instituições eficazes: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

A concessionária Águas de Niterói se destaca no relacionamento com as comunidades. Com o objetivo de estreitar ainda mais os laços com a população, sanar dúvidas e esclarecer os procedimentos operacionais realizados nas comunidades, em 2022, foram realizadas aproximadamente 30 reuniões promovendo a interação com 87 comunidades. A concessionária também mantém um relacionamento próximo e ativo com cerca de 45 líderes comunitários e realiza visitas de atendimento presencial nas dependências das associações de moradores fomentando atualizações cadastrais, negociações de dívidas, orientações de consumo e de redução do desperdício de água, solicitação de novas ligações, entre outros atendimentos referentes às questões trazidas pela população.

Além disso, no fim da 2022, associamo-nos ao Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), uma associação nacional de empresas, sem fins lucrativos, com esforços para a implementação do desenvolvimento sustentável no Brasil em articulação com o poder público e o setor empresarial.

Nossa holding foi a primeira empresa do país a conquistar a certificação da Norma ABNT NBR ISO 37002, que trata do Sistema de Gestão de Denúncias e atesta que o nosso canal é dotado do mais alto nível de confiança e imparcialidade. Colocando em evidência todos os esforços aplicados na manutenção dos temas relacionados à ética e integridade, passamos também pelo processo de recertificação da Norma ABNT NBR ISO 37001 e de certificação da Norma ABNT NBR ISO 37301, que tratam do Sistema de Gestão Antissuborno e do Sistema de Gestão de Compliance, respectivamente, com certificados expedidos em fevereiro de 2023.

Responsabilidade Socioambiental

O aspecto de responsabilidade socioambiental de nossa estratégia ASG está em consonância com os princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e com premissas de diversidade, inclusão, direitos humanos, acesso e autonomia.

São três linhas de atuação:

  • Educação, proporcionando conhecimento ambiental e capacitação como ferramenta de promoção de saúde e bem-estar.

  • Desenvolvimento territorial, para nutrir espaços comunitários que potencializem uma relação positiva com a água.

  • Inovação social, para regar ideias e soluções inovadoras que promovam acesso ao saneamento básico de qualidade.

A estratégia reestruturou e potencializou iniciativas já promovidas em nossas concessionárias e estabelece novas ações a serem implementadas em 2023.

A caminho da universalização

Cuidar da nossa água é entregar para a população saúde, bem-estar, qualidade de vida, qualidade ambiental e oportunidades, deixando um legado positivo para a sociedade e o meio ambiente. A oferta ampla e eficiente de saneamento básico é um dos principais pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e traz diversos impactos positivos para a população.

A cidade de Petrópolis, operada pela concessionária Águas do Imperador, reduziu de quatro internações por doenças de veiculação hídrica (para cada 10 mil habitantes), em 2010, para menos de 0,5 casos, em 2021, além zerar os óbitos. Já em Campos dos Goytacazes, a concessionária Águas do Paraíba reduziu de 1.187 internações por doenças de veiculação hídrica, em 2010, para 78, em 2021, sem registros de óbitos. Toda essa evolução em saúde, bem-estar e qualidade de vida dos nossos clientes é reflexo do trabalho contínuo que o Grupo Águas do Brasil propõe em todas as concessões. É mais respeito, atenção e dedicação para a promoção de uma vida melhor.


Processo de Compostagem em Águas de Juturnaíba

O Rio de Janeiro ganhou uma das estações de tratamento de esgoto mais sustentáveis do país. Inaugurada em 13 de julho de 2023, em Araruama (RJ), a ETE Ponte dos Leites, da Águas de Juturnaíba, passou por obras de ampliação e modernização, e é totalmente aderente aos princípios da economia circular.

Os investimentos realizados permitiram não só aumentar em 80% a vazão nominal de tratamento, passando a atender cerca de 144 mil habitantes, mas também o reaproveitamento de 100% dos resíduos gerados no processo.

A ETE Ponte dos Leites conta com um sistema de tratamento terciário com o polimento dos efluentes numa Wetland, um sistema que utiliza plantas para remoção do nitrogênio e fósforo presentes no esgoto, reduzindo assim o aporte de nutrientes a laguna de Araruama. Esta laguna vem passando por um processo de recuperação ambiental que será potencializado com a entrada em operação da nova ETE.

O novo sistema de tratamento de esgoto possui equipamentos de última geração em um espaço de 11 hectares, equivalente a 11 campos de futebol. O lodo de esgoto e os resíduos de poda da wetland, os principais resíduos da estação, são reaproveitados para produção de biofertilizante e de tijolos ecológicos. Parte das podas vai ainda para o projeto Ecofibras, iniciativa que promove a capacitação no artesanato de adolescentes de escolas públicas e pessoas com deficiências intelectuais e motoras.

O biossólido – fertilizante rico em matéria orgânica e nutrientes, é aplicado em projetos de reflorestamento desenvolvido pela companhia, que já reflorestou mais de 20 hectares, com o plantio de cerca de 35 mil mudas de espécies nativas, no entorno do Reservatório de Juturnaíba.

Todo esse processo está em linha com a estratégia ASG do Grupo Águas do Brasil de promover a universalização do saneamento alinhada às melhores práticas ambientais, sociais e de governança. A ETE Ponte dos Leites coloca o Estado do Rio de Janeiro num patamar de excelência em termos de proteção ambiental e sustentabilidade.

O resultado de nosso trabalho pode ser percebido em aspectos ambientais, sociais e econômicos das regiões atendidas:

  • Melhoria nos indicadores de saúde pública, com a redução do número de doenças de veiculação hídrica;

  • Oferta de infraestrutura básica para pessoas de baixa renda, com acesso à tarifa social, que beneficia milhares de famílias;

  • Garantia de desenvolvimento de atividades econômicas relacionadas a recursos hídricos, como o setor turístico e colônias de pescadores, resultado da preservação da biodiversidade e dos corpos d’água;

  • Proteção do meio ambiente, por meio da redução de perdas nos sistemas de distribuição de água potável, que permite aumentar o abastecimento sem impacto na captação, e do tratamento do esgoto sanitário;

  • Proteção dos mananciais, com projetos de recuperação de mata ciliar e reflorestamento;

  • Reforço sobre o uso consciente da água e engajamento das comunidades com ações socioambientais;

  • Geração de emprego e renda, direta e indiretamente, para a comunidade local e com a contratação de prestadores de serviços; e

  • Desenvolvimento de fornecedores e parceiros locais, inclusive cooperativas de reciclagem e outras iniciativas de aproveitamento de resíduos.

Finanças Sustentáveis

Fizemos a emissão de nossos primeiros green bonds, com vistas à expansão da rede de saneamento básico da concessionária Águas de Juturnaíba. Alinhados às melhores práticas socioambientais, os títulos verdes nos comprometem com as nossas metas de redução de perdas e de energia.

Em 2023, a Rio Mais Saneamento, realizou emissão de debêntures simples, sustentáveis e azul, com verificação pela Bureau Veritas Certification Brasil. Essas debêntures são não conversíveis em ações, emitidos nos moldes da Resolução CVM nº.160/22 e da Lei nº 12.431/11.

Última atualização em 27 de dezembro de 2023